Você já foi convidado para
um jantar mais sofisticado e teve dificuldade em saber o que fazer com os copos
e talheres?
Na verdade, gosto de mesa
arrumada de forma bonita e criativa, mas sempre busco a praticidade, mas quem sabe
esta dica pode ser útil para você algum dia, não custa nada aprendermos de tudo
um pouco, não é mesmo?
Talheres
Os talheres são dispostos de acordo co a sequência do cardápio, de fora para dentro, não importa se o primeiro prato é sopa, salada ou peixe. O mais distante do prato é o primeiro a ser usado. A faca será disposta sempre com a lâmina para dentro.
Os talheres de sobremesa ficam acima do prato, na horizontal: a faca se necessária, perto do prato,com a lâmina para dentro; o garfo com o cabo para o lado esquerdo, e a colher logo a cima, com o cabo para o lado direito. Quando for cortar, o garfo fica na mão esquerda e a faca na direita.
Ao comer, a faca fica a cima do prato e o garfo vai para a mão direita - Quando terminar, garfo e a faca devem ser dispostos lado a lado sobre o meio do prato, como os cabos voltados para o lado direito. - A faca é usada somente para cortar, nunca para empurrar a comida.
Copos e taças
Um jantar formal requer quatro copos do mesmo jogo para cada convidado, que devem ser dispostos acima do prato, em linha decrescente, de acordo com as bebidas que devem ser servidas.
Próximo ao prato fica o de água (maior). O de champanhe (em taça de tamanho alongado) Vem em seguida, ligeiramente descolado para o centro da mesa. Alinhados com o copo de água ficam os copos de vinho (médio) e o de vinho branco (menor).
Em ocasiões informais, recomenda-se em nome praticidade, sejam utilizados talheres universais, isto é, aqueles que são utilizados tanto para carne, como para peixe. Os copos seguem a mesma regra: Apenas uma taça para vinhos e um copo para água.
0 comentários:
Postar um comentário